A participação dos atletas do Botafogo na Olimpíada de Paris 2024 foi histórica. Os representantes alvinegros fizeram bonito e conquistaram alguns resultados históricos. Vamos a eles:
ANA SÁTILA VARGAS
A canoísta do Botafogo fez incríveis 14 descidas na água em três categorias diferentes. Ela teve uma ótima participação na Olimpíada, com resultados históricos. Ana foi 4º no K1 (caiaque), o melhor resultado de todos os tempos da canoagem slalom brasileira. A atleta alvinegra também foi 5º no C1 (canoa) e ficou com o 8º lugar no caiaque cross. Ou seja, bateu na trave por uma medalha. Foi a quarta Olimpíada de Ana, que não deve parar por aí.
De tanto competir, Ana virou meme nas redes sociais. Ela recebeu muito carinho na web e agora entra para a história como uma das maiores atletas do Brasil.
TRIO DO REMO
Beatriz Tavares e Lucas Verthein terminaram em 15º no geral em suas categorias: single skiff feminino e masculino. Bia disputou apenas a sua primeira Olimpíada e chegou muito perto de atingir a melhor marca da história do remo feminino do Brasil nos Jogos Olímpicos, o 14º lugar de Fabiana Beltrame em Atenas-2024.
Já Lucas buscava melhorar seu rendimento em relação aos Jogos de Tóquio, quando ficou em 12°. Ele terminou em 15° em Paris, mas somente três segundos atrás da marca do medalhista de bronze Simon Van Dorp. Logo, podemos dizer que foi uma prova muito equilibrada, definida nos detalhes, com Lucas próximo do aproveitamento dos medalhistas.
Javier Insfran, atleta do Paraguai, ficou em 17º, o melhor resultado da história de seu país no remo em Olimpíadas. Ou seja, Javi foi muito bem e escreveu seu nome na história do país vizinho.
YGOR COELHO EM MAIS UMA OLIMPÍADA NO BADMINTON
Ygor Coelho se despediu da Olimpíada de Paris na fase de grupos. Ele não conseguiu avançar ao mata-mata, mas teve boa participação em seus jogos, lutando do início ao fim. Foi a terceira Olimpíada do atleta alvinegro.
ALMADA E GATITO NO FUTEBOL
Thiago Almada (Argentina) e Gatito Fernández pararam nas quartas de final do futebol na Olimpíada de Paris. A dupla agora está à disposição do Botafogo para os próximos jogos.
TAEKWONDO
Henrique Marques, atleta de taekwondo do Botafogo, teve boa apresentação na Olimpíada de Paris, mas parou nas quartas de final. Ele venceu sua primeira luta, com um ótimo resultado, superando o medalhista de prata em Tóquio 2020, o jordaniano Saleh Elsharabaty.
No entanto, o atleta alvinegro foi superado pelo sul-coreano Seo Geon-woo e deu adeus às chances de medalha.